Ads 468x60px

terça-feira, 1 de julho de 2014

Tarte de noz e chocolate



Ingredientes: 

Base:
250gr de farinha
125gr de açúcar em pó
125gr de margarina amolecida
1 pitada de sal
1 colher de café de fermento em pó
1 ovo

Recheio e Cobertura:
300 gr de massa para base da tarte doce (sablée)
miolo de noz para decorar
75gr de miolo de noz ralado finamente
75 gr de manteiga
1 clara de ovo
75 gr de açúcar em pó
120 gr de chocolate amargo de culinária (para mim 75%Lindt)
1,25 dl de crème fraîche.

Preparação: 

Base:
Peneirar a farinha para uma taça já com o fermento, amassa-se juntamente com a margarina, junte o sal e o açúcar e continua-se amassar até formar um granulado grosso. Faz-se um buraco no centro, para onde se deita o ovo, amasse tudo rapidamente e logo que a massa esteja macia, utiliza-se, se massa ficar muito seca pode ser acrescentada água em salpicos. Tende-se sobre base polvilhada com pouca farinha até obter a espessura pretendida.

Recheio:
Para o recheio, mousse de noz, amolece-se a manteiga. Ralar o miolo de noz. Bater a clara em castelo firme, onde se vai acrescentando aos poucos açúcar em pó alternado com a manteiga e o miolo de noz. Despejar sobre a base da tarte já feita e leva-se ao forno médio/baixo 180º cerca de 20 minutos. 

Entretanto prepara-se o glacé de chocolate, num tacho leva-se ao lume o crème fraîche até levantar fervura. Adiciona-se o chocolate partido aos pedaços de modo a ficar bem envolvido e derretido, isto com o lume no mínimo possível de modo a que o chocolate não ferva.

Deixar repousar cerca de 10 minutos fora do lume de modo a criar um creme liso e brilhante mexendo-o de vez em quando.

Depois de arrefecer verte-se sobre a tarte que deve estar fria, colocar miolo de noz a decorar e levar ao frio cerca de 1 hora.

Fonte: cozinha-com-alma.blogspot.pt

0 comentários:

Enviar um comentário