Ads 468x60px

terça-feira, 3 de junho de 2014

Tarte de Iogurte e Frutos Silvestres



Ingredientes:

Para a massa:
2 colheres de sopa de leite condensado
225 g de farinha
1 gema
30 g de açúcar
1 pitada de sal
100 g de margarina

Com Bimby:
Colocar no copo a farinha, o açúcar e o sal e dar uns toques de turbo, para misturar bem. Juntar a manteiga/margarina em pedaços e misturar 8 segs. vel.6. Juntar o leite condensado e programar 12 segs. vel.5, e entretanto pelo bucal deita-se a gema de ovo. Tapar e colocar no frigorífico a repousar durante 1 hora. Aquecer o forno a 170º, untar a forma com margarina e forrar com a massa previamente estendida com o rolo (não estiquei antes com o rolo por distracção e vi-me aflita para a espalhar à mão!). Vai ao forno durante 20 minutos. Deixar arrefecer, enquanto se prepara o recheio.

Sem Bimby: Amassa-se a farinha com a gema, o sal, o açúcar, o leite condensado e a margarina cortada aos pedaços. Tapa-se e coloca-se no frigorífico a repousar durante 1 hora. Aquece-se o forno a 200º, unta-se a forma com margarina e forra-se com a massa previamente estendida com o rolo. Vai ao forno durante 20 minutos. Deixa-se arrefecer e começa-se a preparar o recheio.

Para o recheio:
Resto do leite condensado (embalagem de 250 g)
2 iogurtes naturais
2 colheres de sopa de sumo de limão
Raspa de ½ limão
5 folhas de gelatina incolor
2 dl de natas
6 colheres de sopa de água (para dissolver as folhas de gelatina)

Demolhar as folhas de gelatina. Numa taça, misturar aos iogurtes o leite condensado, a raspa e sumo de limão e misturar bem (sugiro com vara de arames). Aquecer a água e dissolver as folhas de gelatina, o que pode ser feito no micro-ondas em poucos segundos, juntar à mistura do iogurte e mexer muito bem. Colocar no frigorífico para solidificar um pouco. Bater as natas que se juntam a este preparado. Colocar o recheio na base da tarte arrefecida e voltar a levar ao frigorífico.

Quando a tarte estiver solidificada (pelo menos 3 a 4 horas) preparar a cobertura com os frutos silvestres (a quantidade é a gosto, tendo eu utilizado 300 gr. de frutos congelados). Misturá-los cuidadosamente num tachinho com 5 colheres de açúcar numa panela, até dissolver o açúcar e ganhar sabor (não deixar ferver o preparado para não desfazer os frutos). Após arrefecer, dispõr este preparado sobre a superficie da tarte toda, como a Farófia fez, ou amontoá-los no centro, depois de bem escorridos, como eu fiz nesta versão.

Notas: Embora ache que o contraste do branco com os frutos vermelhos fique muito bonito, fiquei a remoer no que fazer com a calda escorrida dos mesmos. Provavelmente opto pelo efeito "marmoreado" da receita original ou talvez faça primeiro a calda, escorro os frutos e misturo o sumo obtido com o recheio de iogurte.

Fonte: ovoestreladoemexido.blogspot.pt

0 comentários:

Enviar um comentário