Ads 468x60px

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Fetuccine com Cogumelos e Molho de Queijo



Ingredientes: 

250g de massa de ovo fetuccine ou tagliatelle
125 de queijo mascarpone
15g de cogumelos desidratados
60ml de vermute rosso
60ml de água
4 colheres de sopa de queijo parmesao (ralado, preferencialmente na altura)
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho sal, noz-moscada e pimenta (moída na altura) a gosto

Preparação: 

Coloque os cogumelos desidratados num tachinho pequeno e cubra com o vermute e a água. Leve ao lume ate que comece a ferver, retire e reserve durante 10m, ou mais (pode preparar a infusão com antecedência e guardar no frigorífico até um dia antes de confeccionar este prato).
Escorra os cogumelos (reservando o líquido) e pique-os para que fiquem em pedacinhos. Junte numa taça o queijo mascarpone e o líquido em que ferveu os cogumelos. Tempere com pimenta e noz-moscada, e misture ate obter um creme homogéneo. Reserve.
Num wook ou numa frigideira alta, anti-aderente, derreta a manteiga em lume médio, e junte o alho ralado (ou esmagado com um utensílio próprio). Acrescente os cogumelos picados bem como a salsa. Cozinhe por um ou dois minutos, mexendo para que não queime. Adicione o creme de queijo mascarpone e mexa a mistura ate que comece a borbulhar. Retire do lume e reserve. Entretanto coza a massa seguindo as instruçoes da embalagem, mas reduzindo o tempo de cozedura em um ou dois minutos, para que ao completar o prato esta não fique demasiado cozida. Quando a massa estiver pronta escorra-a, reservado um pouco do líquido da cozedura, e adicione-a ao molho de queijo e cogumelos.
Envolva a massa no molho, e adicione agua da cozedura em proporção suficiente para que o molho cubra a massa de forma consistente e homogénea. Para que não corra o risco de adicionar água em excesso o melhor será juntar o líquido em colheres de sopa, até obter o resultado desejado.
Adicione o queijo parmesao e envolva novamente. Rectifique o tempero e sirva polvilhado com mais queijo parmesao e salsa picada.

Fonte: feiticodacozinha.blogspot.pt

0 comentários:

Enviar um comentário