Ads 468x60px

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Arroz de lingueirão



Ingredientes para 6 pessoas:

2kg de lingueirão fresco
500g de arroz
1 cebola grande
6 dentes de alho
4 tomates grandes e maduros
2 folhas de louro
150ml de vinho branco
1 raminho de coentros
Azeite, sal, pimenta q.b.

Preparação:

Antes de iniciar a receita deve-se lavar o lingueirão e deixá-lo dentro de água durante um tempo, para ir perdendo a areia.
Depois de o lingueirão estar pronto, coloca-se dentro de um tacho, cobre-se de água e leva-se ao lume até abrir. Quando o lingueirão abrir, tira-se a casca e limpa-se muito bem (retira-se a tripa e passa-se por água). Seguidamente, colocam-se os alhos e a cebola picados, o louro, o sal, a pimenta e o azeite num tacho e deixa-se refogar um pouco. Acrescentam-se os tomates (pelados e partidos em pedaços) e o vinho e deixa-se cozinhar mais um tempo. De seguida, adiciona-se a água (1 medida de arroz para 2,5 medidas de água) e quando levantar fervura, acrescenta-se o arroz e o lingueirão. No final, quando o arroz estiver praticamente cozido, adicionam-se os coentros picados, rectificam-se os temperos e desliga-se o lume. Deixa-se cozer o arroz no tacho mais 5 minutos e fica pronto a servir.
Sugestão: Se pretender, pode adicionar uma ou duas malaguetas para dar um toque mais picante ao arroz. Para acompanhar sugiro uma salada tipicamente algarvia, com tomate, cebola e orégãos.

Fonte: umgostopolvilhadocomsabor.blogspot.pt

0 comentários:

Enviar um comentário