Ads 468x60px

domingo, 17 de março de 2013

Tarte de limão merengada



Ingredientes: 

1 base de massa quebrada caseira ou de compra
300mL + 20mL de leite
50g de manteiga
2 gemas
100mL de sumo de limão
125g de açúcar
30g de farinha custard
1 casca de limão
3 claras
3 colheres de açúcar em pó

Preparação: 

1. Ligue o forno a 180ºC. Estenda a massa quebrada, ou em caso de ser de compra coloque na tarteira, colocando papel vegetal e feijões por cima e leve ao forno durante 10 minutos. Retire do forno e retire os feijões e o papel vegetal. Reserve.
2. Leve ao lume os 300mL de leite, a casca de limão, o açúcar e a manteiga e deixar levantar fervura. Juntar o sumo de limão e mexer um pouco.
3. Bater ligeiramente as gemas e adicionar 2 colheres do leite quente e mexer, que é para impedir que ao serem adicionadas directamente ao leite quente cozam. Juntar as gemas ao tacho e mexer bem para as incorporar.
4. Dissolver a farinha custard nos 20mL do restante leite e juntar ao leite quente, mexendo sempre até engrossar. Apagar o lume e retirar a casca do limão. Verter o creme sobre a massa quebrada e deixe arrefecer um pouco.
5. Enquanto o creme arrefece, bata as claras em castelo com 2 gotas de limão e quando estiverem bem batidas, adicione as 3 colheres de açúcar em pó e bata mais um pouco. Coloque o merengue por cima do creme e leve ao forno para dourar.

Fonte: deliciart.wordpress.com

0 comentários:

Enviar um comentário